Porque choram as grávidas?

Talvez por influencia de demasiadas leituras de Desmond Morris, talvez por influencia do filme “Morgan” (Era assim que se chamava?) – um filme inglês que vi há muitos anos por várias e repetidas vezes em que o personagem principal continuamente fazia associações entre os seres humanos que observava e animais selvagens imaginando cenas com chimpanzés, pavões, etc. – talvez por influência do estudo da pré-história, dos poucos livros de etologia que li e das leituras darwinistas que fiz, tenho por hábito procurar paralelismos entre atitudes minhas e das pessoas que observo e atitudes do mundo animal… E procurar justificações biológicas ou melhor dizendo imaginar (imaginar sem medo e sem pretensões científicas) justificações para as minhas acções…
E então ocorreu-me que esta coisa da choradeira compulsiva sempre que alguém é um pouco menos meigo comigo seja a atitude de uma fêmea grávida que, de repente - qual animal que no meio de uma luta se vira de patas para o ar a pedir rendição - pede protecção. Para si e para a sua cria. Porque qualquer agressão pode significar risco, ela tenta inspirar em todos os que a rodeiam sentimentos de protecção.
Talvez deva resignar-me com esta minha nova maneira de ser lamechas…
(Não aceito criticas a esta minha teoria… Estou sensível… )

Comentários

Mensagens populares