Educar

Desde criança que me interesso pela educação das crianças! Talvez pelo facto de um dos poucos livros existentes lá em casa ter sido um calhamaço do círculo de leitores chamado precisamente "A Educação da Criança" e que eu usei como manual onde experimentei juntar as primeiras letras. Observo crítica e severamente a educação das crianças. Penso, desde muito cedo: "fazer isto", "não fazer aquilo". Antes de me preocupar em como mudar fraldas ou dar banho preocupo-me em saber educar. Educar para ajudar a criar um ser humano que encontre um lugar no mundo em que se sinta livre e sem medo para explorar mas observador e atento para compreender, pôr-se no lugar do outro e respeitar. Um ser humano, consciente de que é especial por ser único, consciente de que é banal por ser um no meio de milhões e milhões. Um ser humano consciente de si como membro de uma espécie perturbadora que deverá encontrar outro rumo para estar no planeta terra.
Um ser humano feliz que consiga distinguir o essencial do acessório.
Pode ser picheleiro, médico, jardineiro, juiz, astronauta, técnico de análises clínicas, dentista, electricista, agricultor, piloto de aviões, educador de infância, técnico de vendas, arquitecto, o que de mais bonito ou enfadonho consigam imaginar... mas que seja feliz e capaz de fazer os outros felizes.
Talvez quando eu lhe diga isto ele me responda: "não fizesses planos, eu cá prefiro ser infeliz, não pedi para nascer!"
Não quero fazer planos mas quero criá-lo sólido, com sensibilidade, distinguindo o bem do mal, o certo do errado, o justo do injusto. Como não fazer planos, como não condicionar? Eu quero condicionar. Como disse o Óskar, não me tornarei diferente do que sou por ser mãe e é natural que criemos o nosso filho de acordo com os nossos valores. Mas sem pretensões de inteligências fora do vulgar, nem percentis acima da média.
Deixo aqui duas sugestões de leitura, duas maneiras de estar diferentes. Todos os pontos de vista diferentes são bem vindos. Quero ter tempo para mastigar e digerir. Ainda tenho seis meses para me encher de teoria! Aceito sugestões de leitura.


Comentários

Mensagens populares