Convite à retirada

Querida Júlia

Por muito que goste de te sentir a viver no interior do meu corpo tenho de te convidar a sair. Esse planeta em que vives tem os dias contados. Os recursos esgotam-se rapidamente, a atmosfera, a fana, a flora não serão suficientes à tua sobrevivência por muito mais dias…
Tens o teu mundo arrumadinho, pequeno, limpo. Tem uma paisagem monótona mas aí não há guerras, nem fome… Sei que te parece o único lugar possível para viver mas asseguro-te que existem outros melhores.
Aqui, no planeta Terra, há uma imensidão de espaço para explorar. Ainda que caminhes um dia inteiro não vais sequer ter começado uma viagem de exploração… Há tantos sons, animais, plantas e cores…
Como te posso convencer a quereres conhecer coisas que nem imaginas? Confia em mim, na vida o que não conhecemos é o que nos reserva as melhores surpresas…
Aqui fora há uma superpotência que tem ordens expressas de uma superpotência maior para evacuar todos os planetas como o teu com mais de quarenta semanas de ocupação. Ontem, a mãe e o pai, sentados à mesa das negociações, conseguiram adiar a tua retirada, argumentando que tu não estás gorda demais , que ainda tens muita água no teu oceano, que te movimentas lindamente e que tens recursos para continuar aí mais uns dias. O prazo marcado para o novo encontro em que será agendada uma retirada à força é dia 18 de Março de 2009. Foi o melhor que conseguimos.
Uma retirada à força implicará ondas violentas de expulsão. Não terás força para conduzir esse barco e serás violentamente projectada para fora. Eu aconselho-te a tomares as rédeas da situação. Não deixes em mãos alheias aquilo que a ti te interessa conduzir. Esse tem sido um lema dos teus pais que gostaríamos que seguisses.
É assim: aí onde estás , tens algures a flutuar um painel de navegação móvel com três botões. Um verde da oxítocina, um azul das endorfinas e um vermelho da adrenalina. Esses botões comandam a abertura de três torneiras. Começa por abrir devagarinho a torneira da ocitocina, lentamente começaras a sentir uma ondulação que te empurrará gradualmente para a saída. Eu vou sentir quando isso acontecer. Vai-nos doer às duas e à medida que as dores forem aumentando tu vais carregar no botão das endorfinas que ajudarão a suavizar a nossa dor, que é a dor da nossa separação. Eu vou-te ajudar movimentando-me para te ajudar a conduzir para o túnel de saída. Este é estreito para o tamanho da tua cabeça, por isso só terás uma única posição para te encaixares para a retirada. Estuda-a bem, roda, roda, experimenta… Nos momentos em que maré esteja mais calma aproveitaremos para descansar. Ligas as endorfinas que eu ponho uma música para descontrairmos. Como vês, isto é um trabalho de equipa. Não é melhor assim que a partir de um comando do exterior?
Após umas horas de trabalho começarás a ver uma luz ao fundo do túnel. É por aí a saída. Carrega no botão da adrenalina. Vamos precisar disso para te conduzir para o exterior. Quando chegares cá fora verás uma luz imensa e serás encostada a mim, do lado de fora do planeta de onde saíste, onde sentirás o meu calor. Vamos tentar que nos deixem assim um pouco sossegadas para atenuarmos a dor da nossa separação. Nessa altura sentirei um prazer enorme. Efeitos das endorfinas pois, antes de sair, ter-te-ás esquecido da torneira aberta no máximo!
Apesar deste me parecer um bom plano, quero que saibas que, se resolveres não sair nos teus nove meses lunares, se não conseguires ter coragem para abandonar esse planeta que adoras, eu vou compreender. Porque também eu tenho tantas vezes dificuldades em deixar de olhar para trás quando devia olhar para a frente… Como te poderei culpar se saíres saudosista como a mãe?
Uma coisa é certa, no prazo de uma semana estarás cá fora e terás para te receber um pai lindo, de cabelo comprido e guitarra em punho e uma mãe deslumbrante, reputada actriz de cinema…
(Será pecado exagerar um bocadinho por uma boa causa?...)
Salta miúda!

Comentários

Anónimo disse…
Olá meninas
Está muito comovente, acho que a Júlia se vai decidir e saltar já amanhã!! Adorei a parte do painel de navegação, genial!
Tudo de bom para os três.
Bjnhs da tia Carla de Bragança e do tio Nuno e até breve Júlia.
Anónimo disse…
Querida Júlia,

Vais adorar sair para cá para fora. Isso é que vais. Eu se fosse a ti já tinha despachado isso há mais tempo, mas tu é que sabes...Para começar deves estar muito apertada. E há nove meses aí dentro, já nem deves saber mais como te entreter. Aqui fora, é tudo muito mais divertido! Para começar, temos luz. Nem imaginas a diferença que te vai fazer. Com a luz vais começar a ver. Vais ver os teus pais, as caras dos teus tios, os bichos lá da casa, e o maravilhoso quartinho que prepararam para ti. Vais ver muitos brinquedos (presta já atenção a um camelo cor de laranja..). Vais ter muito por onde escolher em matéria de roupa e (constou-me) um conselheiro privativo só para sapatos.
Depois, há o jardim. Muitos bebés da tua idade têm de se acotovelar por um raiozinho de sol num jardim público, mas tu, não. Tens um espaço todo à tua disposição. Aí, haverá flores e frutos, fragrâncias da natureza e (nada é perfeito) alguns insectos. Enfim, decide-te lá e salta cá para fora. Só não o faças no dia 22 que é o meu dia e não o quero partilhar com mais ninguém.
Beijo.
Mário disse…
Mensagem para uma outra Júlia

Pois é, Júlia, segue os conselhos da tua mãe, que é esperta e sabida, e terás assim uma entrada em grande neste nosso mundo, que brevemente será também o teu. Não poupes nas endorfinas, tendo em vista o grande objectivo do parto sem dor. Não partas com dor desse mundo confortável em que tens vivido, que este cá fora é mais duro mas bem mais interessante.
Como foram uns riscos numas rochas o pretexto e ocasião para eu conhecer os teus pais, e como agora é a minha vida andar a descobrir mais riscos em mais rochas, quando souber que chegou a altura de saltares e te juntares a nós, vou procurar, expressamente para ti, uma rocha com uns riscos particularmente interessantes num qualquer sítio particularmente bonito, vou-lhe chamar a rocha da Júlia, e um dia mostro-ta, a ti e aos teus pais. Que tal?

Entretanto, salta miúda, e comanda bem essas torneiras. Até breve

Mário
Unknown disse…
Pois é miúda.

Estou a controlar o meu pequeno problema com o sindrome de tourette e vamos a ver se não contamino este espaço tão bonito com vernáculo intelecto-cabeludo.

Ri-me tanto com as palavras da tua mãe que nem sei por onde começar.

Olha..., ela será de facto uma grande actiz de cinema. Pena ainda não ter sido descoberta. Um dia destes talvez...
Estou a começar um guião para um filme de ciganos romenos e julgo que lhe caberá na perfeição o papel principal.
O teu pai. De facto é lindo.
Assim lindo como um vicking cabeludo que percorre o asfalto numa moto preta e ceroulas brancas por baixo de uns jeans cheios de pinta.
ahhhh, e por falar em jeans. Qual gosto aprimorado nutre o jovem por calças... Nem te digo. É um autentico visionário fashion que infelizmente estou a ter alguma dificuldade em seguir por diversas ameaças familiares.

Há também outro membro na familia. Tem quatro patas, nariz grande, orelhuda e olhitos de morsa carente.
Está sempre a olhar para "mãe" adoptiva e a pensar porque raio comeu ela uma almofada...
Quando saires ela até se vai passar. uau. Magia!!!
Sabes..., ela é muito esperta!

Depois...
Bem..., depois é complicado.
É que de vez em quando há uns ajuntamentos aí por casa de vários espécimens cada um com a sua panca. Olha, eu mesmo tenho o enorme prazer de pertencer a essa fauna. São umas festarolas bem engraçadas e tenho a certeza que vais gostar e até passar a dinamizadora.

Moral da história. Eu que também passei por o que estás agora a passar com a diferença que nasci careca e sem dentes (espero que a parte dos dentes me sigas o exemplo...), também não queria sair. Saí carrancudo e sem grandes palavras. Tive que levar uma lapada do médico para soltar uma série de impropérios. Mas olha, não vale a pena ter medo.
Isto aqui dá muito trabalho mas em troca também é muito mais curtido.

Por isso põe-te a mexer e andamento cá para fora.

Até eu vou começar a fazer força. Não demasiada porque as truces estão labadinhas.

Beijos lindos!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Ai, Teresa, que texto mailindo! Que bela prenda para a vossa filha :).

Júlia, aproveita bem os últimos dias de doce embalo na barriga da mãe e não tenhas medo: estamos todos cá fora à tua espera de braços abertos e coração cheio.

Beijos repenicados da Ti'Lena e do Ti'Miguel.
Anónimo disse…
Olá Julinha!

Bem vinda a este mundo tão desconcertante como maravilhoso.
Para comemorar a tua chegada prometo desde já compor uma música para celebrar o teu nascimento. podes também contar comigo para ser o teu professor de música e conselheiro musical em geral. Nasce bem e até breve,

O tio João
Anónimo disse…
JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA! JULIA!

Pois é minha querida!! Estamos todos em êxtase à tua espera, em uníssono, a bater palmas, como se esperássemos o nosso maior ídolo num mega concerto.... mas naquela fase que demora tanto, tanto, tanto a sua entrada, que quase nos deixa sem fôlego, eufóricos e expectantes.

Oh rapariga! Nem imaginas como és importante!! Qual "sing star", qual carapuça!!! Tu és gigante!!!!

Vá lá!!!

A tua história ainda é tão pequenina. Terás mil e uma coisas lindas à tua volta para descobrir: a relva, a terra, os passarinhos a cantar, o gato, a nuria, uma joaninha, uma formiga, um bocadinho de açucar no chão que a mãe se esqueceu de apanhar, a areia, bolas de sabão, palminhas, coceguinhas, o sol, a chuva, correr, abraçar, fazer bolinhas de leite com uma palhinha até sair tudo por fora e levares um ralhete da mãe... mas já o fizeste e ficarás orgulhosa... Cá para nós, nem sabes como é bom fazer isso!!!!!

Vamos lá, linda! Toca a carregar no botão. O Espactáculo tem de começar!!! Boa sorte!!!

Beijinhos e muitas estrelas*****
Susana Rodrigues disse…
Quase me fazes chorar, e a uma mãe no puerpério com depressão pós-parto... isso não se faz!

Força Júlia! Vem ver o mundo sorrir-te!
Catarina disse…
Anda Júlia, anda!
O nosso mundo cá fora também é maravilhoso e tem tanto para descobrires... ;)

**
Anónimo disse…
Júlia, Júlia, não percebo como é que consegues estar há nove meses nessa escuridão, sem ver ninguém, sem falar com ninguém, mas será que tu não te aborreces aí dentro, ainda por cima sem nada para ler? Pareces um bicho do mato, como o teu tio Miguel. Sai daí para fora imeditamente, que está uma primavera esplêndida e eu tenho dez discos dos Tuxedomoon para tu ouvires. Anda lá com a tua vida, não sejas casmurra. Aí dentro não tens Cerelac, não tens sol, não tens beijos nem flores nem Tuxedomoon, e sempre às escuras como um mineiro. Francamente, isso não é uma vida saudável. Tem juízo, vá. Sai que eu faço-te sócia do FCP. Anda, deixa-te de fitas. Beijinhos.

JMS
Venus as a boy disse…
E os tios César e Tiago andaram a plantar muitos legumes no teu jardim, que farão sopinhas deliciosas. Anda, anda!
Ana disse…
Júlia?! Júlia!
Está um sol fantástico cá fora.(O Pedro parece estar a entusiasmar-se...) Não fiques aí à espera!
Já saíste?!?
Lili disse…
Olá Julinha
Com um convite irresistível destes parece-me impossível que tu não saltes já cá para fora!
Lembra-te que tens “um pai lindo, de cabelo comprido e guitarra em punho e uma mãe deslumbrante, reputada actriz de cinema”, e muitos amigos, desejosos por te conhecer e abraçar!
Estamos a contar as horas, os minutos, os segundos, vá, ganha coragem, faz um último esforço e corre para nós!
Eu sei que neste momento é difícil abandonar esse lugar quentinho e confortável, é tão bom estar aconchegada e coladinha à mamã! Parece-te um grande risco abandonar esse lugar confortável em troca do desconhecido...
Mas vais ver que vale a pena! Tens um autêntico mar de gente à tua espera, maior do que esse mar no qual estás agora imersa! Vamos, Coragem!
Boa viagem!
Beijos para ti e para a tua mamã da tia Lili e da tua amiga Bia que está desejosa por te fazer festinhas no teu cabelo farto - a avaliar pela azia da tua mãe ;) - pegar nas tuas mãos pequeninas, e contemplar este autêntico milagre da natureza que brevemente vai acontecer!!!
Lili disse…
Olá Julinha
Com um convite irresistível destes parece-me impossível que tu não saltes já cá para fora!
Lembra-te que tens “um pai lindo, de cabelo comprido e guitarra em punho e uma mãe deslumbrante, reputada actriz de cinema”, e muitos amigos, desejosos por te conhecer e abraçar!
Estamos a contar as horas, os minutos, os segundos, vá, ganha coragem, faz um último esforço e corre para nós!
Eu sei que neste momento é difícil abandonar esse lugar quentinho e confortável, é tão bom estar aconchegada e coladinha à mamã! Parece-te um grande risco abandonar esse lugar confortável em troca do desconhecido...
Mas vais ver que vale a pena! Tens um autêntico mar de gente à tua espera, maior do que esse mar no qual estás agora imersa! Vamos, Coragem!
Boa viagem!
Beijos para ti e para a tua mamã da tia Lili e da tua amiga Bia que está desejosa por te fazer festinhas no teu cabelo farto - a avaliar pela azia da tua mãe ;) - pegar nas tuas mãos pequeninas, e contemplar este autêntico milagre da natureza que brevemente vai acontecer!!!
Anónimo disse…
Olá Júlia!, Eu sou o tio Oskar, estaba a falar por msn com o tio César, quando a tua mãe começou a sentir as dores de parto...

Parece-me que por fim tens decidido vir?, nascerás provavelmente nas primeiras horas do dia 18 de março de 2009, o teu ano, e no ano de todos os que temos voltado a nascer de novo. Ânimo, isto pode-te gostar muito... Nascida em primavera como eu mesmo, vais ser uma mulher vital e forte.

Tenho uns pedaços do Mediterráneo verdadeiramente belos, preparados para tí, e um lugar no meu coração para que te sintas acolhida; um lugar no meu coração, Júlia querida, não é qualquer coisa, tenho um coração muito resistente, o demonstrei, mas também o tenho cheio de carinho para a tua terra, a tua cultura, os teus pais e muitos de os teus tios e tias, no meu coração podes sentir-te como na tua propria casa.

Às vezes viver custa um pouco, mas sempre compensa, desejo-te muita sorte, és já uma menina muito afortunada, não imaginas quanto amor tens ao redor esperando envolver os teus primeiros dias em nosso mundo!. Um beijinho que te acompanhe em o teu primeiro rito de passagem. Parabens! Amo-te muito.
Anónimo disse…
Parece que ficou tudo em falso alarme, as contracções pararam quando tua mãe tomou um banho que vos relajó às duas; Tens que ser algo mais decidida Júlia, tua mãe é limpa demais!; seguimos esperando-te nervosos,um beijo, até já! Tio Oskar.
Joana disse…
Olá Julinha!!!

Minha querida, tens que deixar esse local quentinho que te protegeu durante estes 9 meses.
Não tenhas medo, que o nosso mundo é lindo.

Vem para os braços da tua mamã e o teu papá que estão tão ansiosos..
Todos os teus amigos, "tias" e "tios", (no qual eu me encluo claro)estão desejosos de te conhecer e te dar muito mimo e brincar muito contigo.

Com tanta gente que te adora vais ter uma vida maravilhosa de certeza.

Por isso não tenhas medo, vem ter connosco..
Ah, e já agora espero que a tua mãe tenha uma boa horinha.. ;)

Beijinhos grandes,
da "Tia Joaninha"
Bruna Tavares disse…
Fiquei sem palavras perante as tuas palavras, Teresa. Como pode um texto vir a acrescentar algo tão belo sobre alguém que já conhecemos. Não sei se enquanto escrevo isto a Júlia já está com ideias de vir cuscar o mundo cá fora ou se já viu mesmo a sua primeira lâmpada de não sei quantos watts :)
Sei que já a imagino, de farta cabeleira como a mãe, já de cabelo comprido :)
E já te imagino, Teresa, com o ar de quem procura sempre o bom senso para falar com uma criança. Isso é muito bom! E o Eloi com o seu ar paciente... Também isso vale muito!
Júlia, sê bem-vinda quando quiseres aparecer. A tia Bruna terá sempre um sorriso para ti!
Anónimo disse…
Olá mãe Teresa,

Pois é, ou vocês estão demasiados extasiados a admirar a vossa maior "obra de arte" e esqueceram-se de anunciar a boa nova ou então é HOJE!!!
Julinha, as superpotências lá têm as suas razões... por isso não comeces já a ser do contra e bora lá, estamos necessitados de gente boa e linda. Tenho a certeza que vais ser linda, de signo "peixes" e com uma mãe que prepara a tua chegada com todo este carinho e dedicação, só podes ser linda!!! Vais ver que com uma mãe como a Teresa e um pai como o Eloi é meio caminho andando para a vida te sorrir. És uma sortuda!!!
Força Julinha, não vale a pena adiar o inevitável. Sejas bem-vinda!

Um beijão pros três

Célia
Major Tom disse…
Ai caxopa que ainda nos provocas aqui umas síncopes, aqui espancados à espera! Estás-te a fazer difícil pois, pareces aquelas estrelas da pop depois do terceiro encore! Bem sei, deves pensar "caramba, não há sossego, empurra dali, chama de acolá, tantas luzes, tantas mãos, tantas vozes. Melhor é ficar por aqui...". Oh rapariga, tu põe-te fina! Se te ponho as mãos em cima... escangalho-te de mimos, estrafego-te com beijinhos e espeto-te um arraial de cafunés tão grande que nem vais saber de que terra és! (porque nessa altura já estás na terra dos sonhos).
Já estou de braços abertos. Vá.
Anónimo disse…
A barriga está tão grande que era possível fazer visitas guiadas lá dentro! Com Marcação. Agora, tudo é com marcação. Andamos há muito a marcar o passo, a agendar as descontraídas férias, a polir o relógio com o sol da madrugada... Mas desta não nos apanham hás-de nascer assim, pela força da gravidade que essa para já não tem horas marcadas. Vais sair natural, como a tua sede de viver neste imenso amor que já sentimos por ti!
ass. Rosamunda
Anónimo disse…
Canção para fazer cócegas no umgigo das meninas
A nossa camélia nunca esteve tão bonita. A Teresa está muitas vezes tão bonita como hoje, frente e verso!
ass. Rosamunda
Bel disse…
Cá de longe, do outro lado do Atlântico, fizeste uma mãe de filhos já crescidos se emocionar como se fosse ela a esperar o momento da "grande saída"!

Desejo à Júlia uma deliciosa viagem de chegada a este mundo, que certamente ficará melhor com a vinda dela!

Um beijo pra ti, mamãe!

Mensagens populares