A lamechice da grávida

Querido público

Fui ontem acusada de ter inciado este blog num tom crítico-filosófico e de depressa ter caído numa lamechice desenfreada. Devo a todos os que depositaram esperanças em mim, um sincero pedido de desculpas. Podem não aceitar a justificação mas tudo isto é um pouco culpa das hormonias. Reconheço que o nível intelectual tem baixado e que a razão tem sido progressivamente substituída por um sentimento meloso. Mas guardo em mim uma centelha dos tempos idos e não quero deixar de partilhar convosco um desabafo que ontem ainda tive espírito para soltar, um pouco ao estilo antigo. "Será que vai sair um dorminhoco comilão ou um choramingas cagão?"

Comentários

Ana disse…
no primeiro post que escrevi prometi publicamente não ser lamechas...já estive para o apagar para que não fosse pública a incoerência!
Eugrávida disse…
Pois é, começamos desde já a pagar pela nossa lingua comprida...
Renata disse…
Ja tinha reparado que o tom do teu Blog se estava a amelgar....entao quando mostras os tecidinhos pra fazer a colchinha....Lembrei-me da tua explicacao de porque ias fazer um blog quando caminhavamos para o palacio....era um blog que afrontaria as maes melgas e caramelosas...era um blog sobre o ataque dos feijoes tiranos...ai ai....quando me dei conta que esse feijao ja te estava a dar voltas por todo o corpo...sorri cumplice....tambem eu tenho engolido e pago por todos os comentarios e criticas que fiz a outras maes...somos todas iguais so' muda o endereco (frase brasileira que subscrevo).
O triste e' que as femeas sao bastante competitivas e temos bastante tendencia a julgar-nos umas as outras, pensar que somos nos as melhores maes, mas o tempo....nos fara' mais humildes porque ha tantas vitorias como derrotas....
A minha filha com um ano berra como se estivesse a morrer de sede quando nao lhe permito beber shampo....e quando a predo na cadeira do carro? parece aqules gatinhos bravos quando se deitam a afogar no rio. estrebucha e bufa bufa por todos os lados...fico tao triste, queria que fosse mais conformada, que fosse o anjinho com que eu sonhei em gravida....e ja' me sinto m'a mae....mas depois ela vem ao meu encontro com a sua pernita escachada e espeta-me dois beijinhos na boca...e eu vou ao ceu e venho e amo cada vez mais este ser humano imperfeito como todos os demais...
Renata disse…
e depois de destilar eu umas lamechices concluo: lamechice ao poder!!!! que todos os males do mundo fossem as lamechices das maes! deixem-nos amar caralho!!! Deixem-nos dar um descansinho ao cinismo, e tempo de tricotar carrapinus! ;)
Eugrávida disse…
Sim, somos todas iguais e somos todas diferentes. Porque o resultado no fim pode diferir bastante de acordo com a educação e mais ou menos lamechisse. E difere de certeza se tu olhas para a tua filha e percebes que uma birra não é a coisa que mais aprecies nela ou se, pelo contrário, perante uma birra lhe dás como prémio de consolação um beijo e uma abraço. Concordo que a lamechisse neste sentido da tolerância, da flexibilidade, do mimo e do amor é óptima mas sem perder a noção de que o nosso rumo é aquele que, com mais ou menos ziguezagues, é onde queremos chegar. Não um ser humano perfeito mas um ser humano em condições. E se não conseguirmos a culpa pode até não ser nossa mas é de lamentar... "Em condições" entenda-se que não passe por cima dos outros para conseguir o que quer embora essa prova só se tire mais tarde em idade avançada... Porque em pequenos tem de se aceitar o seu natural egocentrismo embora lentamente contrariando, ensinando. Tenho visto muitos pais que parecem ter-se demitido do acto educativo. E isto não é amor nem mimo, é desleixo, é incúria...
Concluindo, lamechisse sim mas não perder a razão. Não completamente. A minha mãe com os erros que pode ter cometido, e ela afirma que foram muitos, embora sempre me tenha parecido uma mãe sensata (meiga e firme)não perdeu a razão porque hei-de eu perde-la? Só se for por falta de tempo... Sei que esse factor pesa, tanto mais que provoca sentimentos de culpa que ainda têm efeitos mais catastróficos...
Penso que o sentido critico em si não é mau. É ele que nos ajuda a tomar opções. O que é mau é julgar demasiado os outros. Mas acho que nos faz bem observar e ver o que queremos adoptar como modelo e o que não queremos ser. Não tem nada a ver com competição. Tem a ver com opções. Os percursos não são todos iguais e nós temos que fazer as opções que mais condizem com a nossa forma de estar na vida. A verdade é que observamos excelentes pais que nos servem de referência ainda que possamos não vir a ser tão bons como eles...
E se a tua filha sair como os papás vai ser de certeza um ser humano maravilhoso. E vai sair, não te preocupes porque tem dois bons modelos.
Renata disse…
O TERMO COMPETITIVO ESTA NO SENTIDO ECOLOGICO EHEH! MAS EXISTE EM NOS HUMANOS SIM SIM. HOJE DEI COMIGO A SENTIR-ME CONTENTE PELA MINHA FILHA ADORAR LEGUMES AO CONTRARIO DOS FILHOS DAS COLEGAS....DEVERIA FICAR TRISTE POR ELES NAO COMEREM ALGO QUE LHES FAZ TAO BEM...MAS NAO! FIQUEI ORGULHOSA PELA MIIIIIIIIIIINNHA SER A UNICA QUE GOSTA.....E ESTA HEM?
Eugrávida disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eugrávida disse…
Isto já parece a conversa do aleitamento da rititi http://rititi.com/
Dava pano para mangas! Relacionado com esta conversa o Mário Carneiro diz uma coisa muito acertada "Julgar os actos, não as pessoas"

Mensagens populares